As lesões da cartilagem do joelho, também chamada por lesões osteocondrais, são lesões que acometem toda a espessura da cartilagem articular até o osso subcondral. As lesões osteocondrais não são incomuns e a grande maioria é traumática. As não traumáticas estão muitas vezes relacionadas à causas vasculares, endócrinas ou idiopáticas (quando não se acha causa).
Quadro clínico
Uma grande variedade de sinais e sintomas está relacionada às lesões osteocondrais, como, dor, edema, limitação de movimento, bloqueio articular, falseio, derrame articular. Ela pode causar um considerável impacto nas atividades diárias, esportivas ou até mesmo na marcha diária normal.
Diagnóstico
Feito por exames de imagem, radiografia simples e ressonância nuclear magnética.
Tratamentos para a lesão da cartilagem do joelho
1) TRATAMENTO CONSERVADOR Algumas lesões assintomáticas podem ser tratadas sem cirurgia, com controle regular até a cicatrização. A indicação do tratamento conservador é dependente do exame de imagem. O tratamento conservador inclue uso de órtese, retirada de carga, proibição de atividades esportivas, fisioterapia, medicação analgésica e antiinflamatória, injeções intraarticulares de ácido hialurônico ou PRP.
2) TRATAMENTO CIRÚRGICO 2.a) Métodos de estimulação da medula óssea como microfratura, drilling ou osteocondroplastia de abrasão: São métodos indicados nas lesões menores de 150 mm².
2.b) Mosaicoplastia: São indicadas nas lesões maiores que 150mm², lesões císticas ou como alternativa aos métodos de estimulação de medula óssea. É um método realizado em um único procedimento. Cilindros de enxerto osteocartilaginosos são retirados de uma área que não recebe carga e implantados na região da lesão.
2.c) Implantação de condrócitos autógenos: É uma técnica de engenharia tecidual onde em uma primeira etapa é feita a coleta dos condrócitos do paciente. Estes condrócitos são isolados e expandidos. E num segundo procedimento cirúrgico são implantados em arcabouços na região da lesão, sendo então cobertos por periósteo ou membranas de colágeno. É um método caro, e tem o inconveniente de ser realizado em mais de um procedimento cirúrgico.
2.d) Transplante osteocondral alógeno: Em lesões grandes é usado enxerto de cadáver fresco. São lesões maciças e com prognóstico reservado.