A Doença de Osgood-Schlatter é uma causa comum de dor em joelho do pré-adolescente durante o período de crescimento. Ela acomete mais indivíduos do sexo masculino, na proporção de 3:1. O joelho é formado pela porção distal do fêmur, proximal da tíbia e fíbula e pela patela. O tendão patelar tem origem no polo inferior da patela e se insere na tuberosidade anterior da tíbia. Nesta região da tíbia há uma placa de crescimento. A Doença de Osgood-Schlatter é um aumento doloroso da fise de crescimento da tuberosidade anterior da tíbia, mais frequente em meninos, entre 10 e 15 anos de idade, praticantes de atividade física no período de crescimento rápido.
SINAIS E SINTOMAS A manifestação clínica mais relatada é a dor no joelho, localizada na inserção do tendão patelar na tuberosidade anterior da tíbia, que pode ser intensificada durante a prática de atividade física repetitiva. Trauma direto sobre a região aumenta a dor, que é aliviada pelo repouso.
DIAGNÓSTICO A anamnese se inicia pela história clínica. Após será feito o exame completo do joelho afetado. A palpação da tuberosidade provoca dor. O exame radiográfico demonstra um aumento da tuberosidade que muitas vezes está fragmentada. Ele ajuda a excluir outras causas de dor.
TRATAMENTO 1- Repouso ou fazer atividades que não causem dor 2- Gelo por 10 minutos, 3 vezes ao dia. 3- Medicação analgésica e uso de AINH. 4- Uso de tiras ou bandas elásticas sub-patelares, para diminuir a tração do tendão patelar sobre sua inserção na tíbia. 5- Reabilitação com programas de alongamento e condicionamento de força. O objetivo da reabilitação é o controle da dor e retorno aos esportes. Exercícios de alongamento de:
Isquiotibiais
Surais
Quadríceps
Exercícios isométricos de:
extensores do quadril
abdutores do quadril
adutores do quadril
extensores do quadril.
A maioria dos sintomas desaparecerá completamente quando a criança completa o surto de crescimento da adolescência, por volta dos 14 anos na menina e 16 anos no menino. Em muitos casos, a proeminência aumentada da tuberosidade anterior da tíbia permanece para a vida adulta.